Técnicas Documentais [nível 1]: Biblioteconomia e Classificação


Este curso contempla os conceitos básicos do ciclo do tratamento documental numa biblioteca e os principais processos subjacentes na área da Biblioteconomia. Serão identificadas as fases do tratamento documental, classificação, catalogação, indexação, e estudadas com mais profundidade as estruturas de Classificação internacionais (CDU). Tem como objectivo sensibilizar para a importância da função documental e organização da informação nas bibliotecas, para as necessidades dos utilizadores ao nível do sistema, do serviço e do produto documental.


+ info


Técnicas Documentais [nível 2]: Catalogação e Unimarc

A Declaração dos Princípios Internacionais de Catalogação veio ao encontro de servir a conveniência dos utilizadores no que diz respeito em obter um acesso célere à informação. Este curso permite-lhe realizar catalogações, cujo objectivo é produzir descrições bibliográficas normalizadas de documentos, e entender a catalogação como uma nova abordagem de tratamento documental nas bibliotecas e como uma ferramenta ao serviço do conhecimento cada vez mais sujeita às tendências informatizadas e digitais e aos padrões internacionais, tais como, o formato UNIMARC.


+ info

Património Bibliográfico e Documental

Neste curso serão apresentados os elementos essenciais para a definição e construção de uma noção de património cultural e documental, percorrendo a história e a epistemologia do conceito e sua relação com herança cultural.

Paralelamente, serão abordados tópicos tão fundamentais, tais como, o que é o património documental?; como se procede à gestão do património documental em arquivos, bibliotecas e museus? Serão, ainda, descritos, casos específicos de fundos documentais de livro antigo associado ao património documental, bem como, analisadas algumas questões relacionadas com a preservação e conservação de documentos gráficos.

+ info

Bibliotecas Digitais e Gestão do Conhecimento

Este curso de introdução ao DSpace contempla uma visão abrangente da organização da informação em contexto electrónico focando a sua aplicação prática em bibliotecas digitais e repositórios digitais. A sua estrutura orienta-se para os princípios básicos do funcionamento da plataforma DSpace e a sua aplicação ao contexto de um repositório institucional focando-se na definição dos workflows de informação, permissões de utilizadores, organização e publicação de colecções (artigos, etc.), gestão de metadados descritivos, promoção e disseminação dos conteúdos e conhecimento dos protocolos existentes para integração da plataforma com outros sistemas e maximização da recuperação da informação.


+ info