Introdução à Estatística Descritiva e Teoria das Probabilidades
Aprenda com este curso os princípios básicos de estatística descritiva. Conheça as noções mais fundamentais: população e amostra; variáveis qualitativas e quantitativas; frequências; medidas de localização, média, moda e mediana, indicadores de dispersão e forma, etc. Aplique os seus conhecimentos em casos práticos efectuando análises e tratamento de dados estatísticos.
- Formador(a): C. Fournier
Análise de Dados com Software Informático
Este curso permite utilizar, numa primeira parte, o Microsoft Excel para organizar dados estatísticos e calcular estatísticas descritivas revendo alguns dos conceitos teóricos-base e aplicando outras funcionalidades do programa, tais como, cálculo da recta de regressão linear e correlação de variáveis para dados bivariados (coeficiente de Pearson).
Numa segunda parte, será também abordada a aplicação de outros softwares, nomeadamente o SPSS. O SPSS é um dos programas estatísticos mais usados, sobretudo, nas ciências sociais, ciências da saúde, ciências exactas, ciências económicas. Este curso contém os conhecimentos básicos de SPSS e uma primeira sensibilização ao programa desde a criação de bases de dados e manipulação de variáveis; obtenção de estatísticas descritivas, gráficos e tabelas; cruzamento de variáveis; tratamento e análise de questionários.
Princípios Básicos de Segurança da Informação
Neste curso...
Infologia - Teoria da Informação
Diz-se que é muitas vezes impossível precisar a origem de uma informação electrónica e que, por consequência, como não é possível atribuir um autor, não se pode imputar qualquer tipo de responsabilidade.
A Infologia tem particular preocupação com a origem dos Registos, procurando localizar e relacionar o percurso e origem da informação, e, consequentemente, a sua autoria.
Este é um tema que interessa na Era da Informação Electrónica, apesar de algumas pessoas defenderem que a facilidade de manipulação dos dados torna o princípio da proveniência do documento inaplicável aos arquivos informáticos porque se torna então impossível saber com precisão quem são o criador ou os criadores dos dados e/ou da respectiva codificação.
Esta disciplina procura trilhar um novo caminho para facilitar a identidade da informação electrónica e digital, sendo, por isso, uma disciplina que atribui particular importância ao "documento e registo digital".
+ info