Serão desenvolvidas, sobretudo, acções de formação designadas de cursos-base / unidades curriculares / disciplinas que, em conjunto, constituem uma formação contínua estruturada por níveis, em que, paulatinamente, o formando desenvolve as suas competências e aprofunda conhecimentos ao nível de um saber-fazer, saber-ser ou saber-saber numa determinada área de estudo e de especialização. A formação contínua é uma formação desenvolvida para aperfeiçoamento de competências ou reciclagem de conhecimentos.
A reorganização do nosso Plano de Formação resultou, em 2022, numa redução e concentração da oferta formativa para Cursos de Especialização que julgamos satisfazerem o interesse do público e as perspectivas de mercado.
No que diz respeito à nossa área de actuação, esta será vasta e contempla serviços de formação para diversos organismos culturais (Casas da Cultura, Casas do Povo, Associações, Santas Casas, Museus, Arquivos, Centros de Documentação, Bibliotecas públicas, universitárias, escolares ou de conservação, comunidades educativas, serviços culturais de autarquias e outras entidades, Câmaras, etc.) e para pessoas individuais no sentido de promover o desenvolvimento de competências destes profissionais e respectivas instituições no âmbito de uma formação contínua de profissionais activos, ou de fomentar novas carreiras e oportunidades de emprego nestas áreas numa lógica de formação inicial ou de reconversão profissional e/ou curricular.
Em termos de investimento justifica-se esta intervenção formativa associada à Museologia, às Ciências do Património e da Cultura, Ciências Documentais e Ciências da Informação, núcleo base do projecto formativo, dado que entendemos serem áreas de estudo propícias para serem formatadas em Cursos de Especialização Profissional de 216 horas de formação contínua, distribuídas por 4 disciplinas nucleares. Nestes cursos de especialização pretende-se garantir uma formação sólida e concreta, com interesse e de qualidade, capacitante de formar pessoal certificado e habilitado para exercer actividade nestas áreas de trabalho. Para tal, o programa de formação da Academia foca-se nas matérias instrumentais, de modo a rentabilizar a aprendizagem e o conhecimento. Os Cursos de Especialização Profissional da Academia do Museu enquadram-se em distintos domínios de educação e formação, que, embora diferentes, constituem cursos que se interligam mutuamente, complementando-se, e que fazem sentido no cômputo geral dos objectivos traçados pela Gestão da Formação.
O Plano de Formação para 2023 da Academia do Museu está disponível no seguinte URL:
A acrescentar que indicadores mais recentes destacam, por um lado, um aumento de interesse por estas áreas de estudo, e, por outro lado, tem se verificado um crescimento de unidades museológicas e do turismo cultural nas regiões, o que se traduz numa fonte de receitas dessas regiões, sendo esta uma nova aposta de desenvolvimento económico e do território, que necessita necessariamente de ter profissionais habilitados e qualificados.
Em última análise o reconhecimento de uma formação qualificada traduz-se sempre numa mais-valia para qualquer área de integração profissional, em contexto nacional ou internacional.
Por fim, mencionamos o Plano de Acção para a Educação Digital 2021-2027 da Comissão Europeia (2020) o qual defende que "Os Estados-Membros devem aproveitar a dinâmica dos últimos meses para desenvolver um ensino, uma aprendizagem e uma avaliação digitais mais acessíveis e mais inclusivos" (p. 22). Sendo a Academia do Museu um Entidade Formadora vocacionada para a educação digital em rede, ocupa uma posição privilegiada nesta dinâmica.
Paralelamente à formação o projecto disponibilizará serviços diversos que agirão como complemento à actividade principal da formação, tais como, a construção de uma biblioteca, um repositório de documentação, uma loja on-line - livraria, etc., serviços estes que reflectem e se conjugam com o propósito global do projecto na área da formação e educação.