A modalidade de frequência é de avaliação contínua. O(A) formando(a) deve frequentar o curso de forma assídua e participar nas actividades propostas.
Existe alguma flexibilidade nas datas de submissão dos trabalhos propostos, no entanto, o(a) formando(a) deve procurar respeitar as datas indicadas.
Todas as sessões decorrem de forma assíncrona, isto é, sem necessidade de ter de frequentar o curso num horário específico, sendo que o mesmo estará disponível durante 24 horas.
É importante que o formando esteja atento ao documento “Cronograma” submetido na Aula 0 do curso, onde está indicado todo o programa – calendário do curso e respectivas aulas –, bem como, o dia de fecho do curso (data final).
Também é de todo o interesse do(a) formando(a) consultar o documento “Avaliação” disponibilizado na Aula 0 do curso, por forma a se inteirar dos respectivos critérios de avaliação.
Adiantamos aqui, no entanto, quais são esses critérios de avaliação. Elementos que contam para a avaliação final:
Participação nos Fóruns das Aulas [n.º: 18];
Submissão das Propostas de Trabalho [n.º: 18];
Realização dos Testes de Avaliação Automáticos [n.º: 4] (os testes não têm limite de tempo e podem ser realizados até ao final da formação).
São apresentadas 18 Aulas ao longo do curso, disponibilizadas de três em três dias, pelo que o formando(a) deve participar em 18 Fóruns – Desafios Pedagógicos; Submeter 18 Propostas de Trabalho – Tarefas TPC; Realizar 4 Testes de Avaliação Automáticos no final de cada tópico/módulo.
O objectivo dos desafios é debater sobre diversos assuntos/questões inerentes à temática do curso e poder partilhá-las entre todos, fazendo assim uma aprendizagem colaborativa. De onde se salienta a importância da participação e colaboração on-line. Esta participação não implica ser, necessariamente, mais um trabalho de desenvolvimento e pesquisa, mas destina-se, sim, a simular uma participação informal na sala de aula (ainda que virtual).
O formando(a) deve cumprir com a realização de 18 Propostas de Trabalho (TPC) que serão indicadas no final de cada aula. Para a realização destas pequenas tarefas é suficiente a leitura do Classboard que será disponibilizado no decorrer das aulas virtuais.
O formando deve ainda realizar os 4 testes automáticos disponibilizados no final de cada tópico/módulo. O teste pode ser feito sob consulta, contudo, permite apenas a submissão de uma única tentativa. Os testes não têm limite de tempo mas têm de ser submetidos até ao último dia da formação. Os testes têm de ser feitos de forma totalmente individual, sob compromisso de honra.
Os três critérios de avaliação têm um peso de 1/3, respectivamente. Isto é, a avaliação final é feita com a média das médias:
33,3(3)% notas das propostas de trabalho + 33,3(3)% participação nos fóruns + 33,3(3)% notas dos testes.